Equipes masculinas e femininas de 16 estados disputam a competição, promovendo o intercâmbio cultural e valorização da identidade quilombola
Após vencerem a etapa estadual de futebol, jovens quilombolas das comunidades Dona Juscelina (equipe feminina) e Lajeado (equipe masculina) realizam o sonho de representar suas comunidades na I Copa Nacional Quilombola de Futebol. A abertura do evento acontece hoje (12), às 19h, no Centro de Treinamento Tigres do Brasil, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. As disputas seguem até o dia 15 de dezembro.
A competição busca promover a integração das comunidades quilombolas de todo o Brasil por meio do intercâmbio cultural, incentivando a prática esportiva e valorizando a cultura e identidade quilombola. Os jogos contam com a participação de times femininos e masculinos de comunidades quilombolas de 16 estados. A final está marcada para acontecer no dia 15 de dezembro às 9h no Estádio de Laranjeiras do Fluminense, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O evento é uma realização do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Confederação Brasileira de Futebol, Ministério do Esporte, a organização Uma Gota no Oceano, e com apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas (COEQTO) e das demais coordenações dos estados.
Larissa Silva dos Santos, da comunidade quilombola Dona Juscelina (Muricilândia-TO), relata como está sendo sua experiência em representar o Tocantins na Copa Nacional Quilombola de Futebol. “Estou muito feliz de representar nossa comunidade e vivendo uma experiência inacreditável. Esse evento é muito importante para as comunidades quilombolas. Ele dá visibilidade para a nossa luta, porque tem muita gente que não conhece ou nunca ouviu falar de quilombos. É uma oportunidade para mostrar quem somos e o que representamos”, pontuou.
Laureni Pedro dos Santos Alves, da comunidade Lajeado (Dianópolis-TO), destacou a importância da Copa Quilombola para a representatividade das comunidades e valorização dos atletas quilombolas. “Nossa equipe também é formada por atletas das comunidades São Joaquim, Lajinha, Malhadinha e Albino. Não esperávamos conhecer o Rio de Janeiro dessa forma, através do futebol, que a gente gosta tanto. Está sendo uma oportunidade incrível participar e representar as nossas comunidades. Com eventos como esse, mostramos que também sabemos jogar futebol e divulgamos o que somos capazes de fazer”, destacou.
I Copa Estadual Quilombola de Futebol no Tocantins
A etapa estadual, realizada no dia 16 de novembro em Palmas, foi um marco inédito no estado. O evento reuniu quatro equipes masculinas e duas femininas de comunidades quilombolas das regiões de Mumbuca, Dona Juscelina, Córrego Fundo, Boa Esperança, Cocalinho e Lajeado/São Joaquim.
As equipes campeãs foram Dona Juscelina e Lajeado, que agora representam o Tocantins na Copa Nacional Quilombola.
O torneio contou com o apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas (COEQTO), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Secretaria dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Sepot), Secretaria do Esporte e Juventude (SEJU) e Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Fase de grupo Copa Nacional – Equipes do Tocantins
Equipe feminina
- Quilombo Dona Juscelina (TO) x Quilombo Bacabal (PA), dia 13/12 às 15:00h
Equipe masculina
- Quilombo Lajeado x Quilombo Boa Vista (PA), dia 14/12 às 11:00h