A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) e a Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) realizaram, entre os dias 26 e 27 de julho, a “Oficina de Monitoramento e Gestão Territorial” na comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, que fica localizada no município de Arraias-TO.
Durante a reunião, a COEQTO abordou temas como a conjuntura das lutas quilombolas e apresentação das cartografias sociais produzidas em parceria com a ONG Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO). O material de Kalunga foi produzido em 2019.
A Comunidade abordou o contexto de luta pela regularização do território e as demandas das famílias de Kalunga em relação ao acesso às políticas públicas como saúde e energia elétrica. Os participantes destacaram as conquistas da comunidade, por meio da luta do movimento quilombola, como o acesso a energia elétrica na comunidade. Também foi abordado a importância do projeto Conexão Povos da Floresta, que viabilizou o acesso à internet na sede da associação da comunidade.
Gestão Territorial
Por meio do atual projeto apoiado pelo Fundo Casa, que conta com a parceria da CONAQ, a COEQTO está realizando rodadas de oficinas de gestão territorial com comunidades de diversas regiões do Estado. Já foram realizadas oficinas no Jalapão e agora na Região Sudeste. O objetivo é fortalecer a gestão territorial e a autonomia das comunidades quilombolas na defesa dos territórios.