Evento celebra integração cultural e abre caminho para a etapa nacional, que acontece em dezembro, no Rio de Janeiro
Por Geíne Medrado
No sábado (16), Palmas-TO foi palco da 1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol. O evento reuniu quatro equipes masculinas e duas femininas de comunidades quilombolas de diversas regiões do estado. Disputaram a competição times das comunidades Mumbuca, Dona Juscelina, Córrego Fundo, Boa Esperança, Cocalinho e Lajeado/São Joaquim. As equipes campeãs foram Lajeado e Dona Juscelina, que agora se preparam para representar o Tocantins na Copa Nacional Quilombola.
As competições tiveram início às 7h30, na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas. Este evento buscou promover a integração das comunidades quilombolas por meio do intercâmbio cultural, incentivando a prática esportiva e valorizando a cultura e identidade quilombola. Os campeões da etapa estadual terão a honra de representar o Tocantins na I Copa Nacional Quilombola, prevista para dezembro, no Rio de Janeiro.
O evento contou com o apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas (COEQTO), Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), da Secretaria dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Sepot) e da Secretaria do Esporte e Juventude (SEJU) e Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Jefferson Souza Leite, jogador do time masculino campeão, expressou a emoção de estar participando da primeira edição da competição e a expectativa para a disputa nacional. “A sensação é de muito orgulho, graças a Deus demos o primeiro passo e vencemos com um resultado de 2 a 1. Foi um jogo disputado, quero parabenizar a outra equipe pela entrega e empenho, e parabenizar nossa equipe por sair com a vitória. Estar aqui, na primeira Copa Quilombola do Tocantins, que espero ser a primeira de muitas, já é uma honra. Esta oportunidade é um símbolo de orgulho para nossa comunidade quilombola de São Joaquim e para todas as comunidades do estado do Tocantins.”
Cleusirene Ramos, da Comunidade Córrego Fundo, de Brejinho de Nazaré, destacou o sentimento de coletividade e a troca de experiências proporcionada pelo evento. “Os jogos, para nossa comunidade, são de suma importância. Esse entrosamento e conhecimento de uma comunidade com a outra, esse afeto, essa convivência… é algo muito especial. Para nós, é fundamental”.
Manoel Filho Borges, presidente da comunidade Dona Juscelina, vencedora da competição feminina, enfatizou o valor do evento para o fortalecimento dos laços entre as comunidades. “Estou muito feliz de participar de um evento tão importante como esse, a primeira Copa Quilombola do Tocantins. Foi realizada graças a diversos parceiros que uniram forças para fazer acontecer. Este momento é de celebração, mais do que uma competição, foi um espaço de amizade e proximidade entre os quilombolas. Mesmo se não tivéssemos vencido, já estaríamos felizes por participar. Vamos representar Tocantins e todas as comunidades quilombolas na etapa nacional”.
Cristiane Freitas, secretária-executiva da Sepot, compartilhou seu orgulho em colaborar com a Copa Quilombola. “Participar e colaborar com a Copa Quilombola do Estado do Tocantins foi fundamental. Sabemos que nosso estado é feito de quilombos e dos povos originários, então ver as comunidades viajando de tão longe para competir, com tanta determinação, foi emocionante. Estaremos juntos na etapa nacional, apoiando cada passo dessas comunidades guerreiras”.
Gederson Moreira, representante da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), enviou mensagem de agradecimento às comunidades e parceiros. “Gostaria de agradecer a cada comunidade que se envolveu, a cada atleta que trouxe sua paixão para o campo, e aos nossos parceiros que fizeram essa edição acontecer. A Copa Quilombola não é apenas uma competição; é um espaço de integração, onde culturas são celebradas e identidades valorizadas por meio do esporte. Que possamos seguir juntos, fortalecendo nossos laços e mostrando a força e a riqueza das comunidades quilombolas.”
Premiação:
- Feminino: 1º lugar – Dona Juscelina 🥇, 2º lugar – Mumbuca 🥈
- Masculino: 1º lugar – Lajeado 🏅, 2º lugar – Cocalinho 🏅
Copa Nacional Quilombola de Futebol
A etapa nacional será um marco de visibilidade para as comunidades quilombolas, com o esporte como catalisador de transformações sociais. Com participação de equipes de 17 estados e cerca de 800 atletas, os jogos começam em novembro, com abertura no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), e seguem em dezembro, no Rio de Janeiro. A Copa Nacional Quilombola é uma realização do Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, a CONAQ e a Organização Uma Gota no Oceano, com apoio do Ministério do Esporte.