COEQTO participa de reunião para discutir a segurança do Quilombo Rio Preto

Nesta segunda-feira (03), a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) realizou uma visita técnica ao quilombo Rio Preto, em Lagoa do Tocantins, acompanhada por diversas instituições dos poderes públicos federal, estadual e municipal. O objetivo foi ouvir as demandas da comunidade para encaminhamentos junto às organizações presentes, além de inspecionar áreas afetadas por conflitos e ocupadas por invasores.

A reunião contou com a participação da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e de órgãos como a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Defensoria Pública da União (DPU), a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU-TO), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – Superintendência Regional do Tocantins, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), a Secretaria da Igualdade Racial do Estado e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O coordenador de Saúde da COEQTO, Lourivaldo dos Santos Souza, ressaltou o papel da Coordenação diante dos desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas do Tocantins. “A COEQTO atua há muitos anos junto às lideranças quilombolas e suas comunidades, cobrando a efetivação de políticas públicas que atendam às suas necessidades. As comunidades mais recentemente reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares também estão sendo acolhidas e acompanhadas nesse processo. Nosso compromisso é enfrentar os desafios e buscar ações concretas que garantam a permanência dos quilombolas em seus territórios, assegurando seus direitos e qualidade de vida”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima