Nesta sexta-feira,10, a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) prestigiou a cerimônia de posse da nova Coordenadora do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra), a Defensora Pública Kênia Martins. Em seguida, a COEQTO participou de reunião com a coordenadora do DPagra, na qual apresentou as demandas das comunidades quilombolas junto ao Núcleo e se disponibilizou a construir coletivamente agendas de atendimento da Defensoria aos quilombos em 2024.
Durante a reunião com a COEQTO, a defensora pública Kênia Martins se colocou à disposição para construção coletiva do planejamento de atividades de atendimento do núcleo junto aos quilombos e reforçou a importância da parceria com a COEQTO no atendimento às demandas prioritárias das comunidades.
Na última quarta-feira, 08, a COEQTO também se reuniu com a Gestão Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), na figura do 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, para avaliação dos atendimentos da Defensoria junto às comunidades quilombolas.
Na oportunidade, a COEQTO reforçou a importância da Defensoria Pública para que os Direitos das comunidades sejam garantidos, em especial, por meio dos canais diretos de atendimento às comunidades como os programas Defensoria Itinerante e Defensoria Quilombola e dos núcleos especializados como o DPagra e o Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora).
“A participação da COEQTO é fundamental para a construção da política pública de acesso à justiça das comunidades tradicionais. Então a participação efetiva, de qualidade, elencando prioridades por parte da COEQTO influencia diretamente nas escolhas feitas pela Defensoria e é nesse sentido que a gente vai continuar trabalhando, com o objetivo de aprimorar a atuação da Defensoria Junto às Comunidades Tradicionais Quilombolas do Estado”, destacou o 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre.