As comunidades quilombolas de Monte do Carmo (TO), Boqueirão do Areinha e Região da Taboca estão avançando no processo de reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares (FCP). No último fim de semana, a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) participou das assembleias gerais de autodefinição realizadas pelas comunidades, nos dias 01 e 02 de fevereiro, na Câmara Municipal de Monte do Carmo. O evento contou com a presença da Secretaria de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Sepot) e representantes do poder público municipal.
O encontro foi um importante momento de troca de experiências sobre o processo de reconhecimento das comunidades, com informações sobre o trabalho das organizações parceiras, além de uma escuta atenta sobre a história e a cultura local.
Durante as assembleias, a Sepot anunciou a conclusão do estudo etnográfico da comunidade Região da Taboca e o início do estudo da comunidade Boqueirão do Areinha. A COEQTO também entregou materiais sobre a legislação quilombola às lideranças das comunidades e aos representantes do poder público municipal de Monte do Carmo.
O Coordenador de saúde da COEQTO, Lourivaldo de Sousa, abordou a questão da saúde nos territórios e relação da segurança alimentar com a preservação da cultura e regularização dos territórios quilombolas.
A Coordenadora Executiva da COEQTO, Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, ressaltou a importância desse avanço para o processo de reconhecimento e certificação das comunidades: “Este é um passo fundamental para garantir o direito das comunidades quilombolas à regularização territorial, ao acesso às políticas públicas, bem como o fortalecimento da cultura e da identidade do povo quilombola”.